7 Razões para fazer um curso Intensivo online com a ASL
Não deixe de praticar o seu Inglês com a ASL Online durante as suas férias e usufrua das nossas aulas síncronas com os melhores professores! 😊
Tudo o que sempre quis saber sobre…
Cursos Intensivos de Verão da ASL
1. Porque devo fazer um curso intensivo no Verão?
Os cursos de Verão são uma excelente oportunidade para ganhar fluência num formato mais intensivo e rápido. É muito importante que os alunos que se encontram a ter aulas neste momento consideram fazer, pelo menos, um curso intensivo; caso contrário, podem estar 3 meses sem ter qualquer tipo de prática até regressarem em Outubro. Infelizmente, a aprendizagem de uma língua não é como ‘andar de bicicleta’ – se pararmos durante um certo tempo podemos esquecer matéria muito importante …
2. Decidi que quero fazer um curso intensivo com a ASL. Como é que eu sei o meu nível de conhecimentos e quais os horários disponíveis. O que é que eu faço em primeiro lugar?
Em primeiro lugar, temos de saber qual o seu nível de conhecimentos (caso ainda não seja nosso aluno; se já for nosso aluno deve dar-nos essa indicação quando nos contactar). Se já decidiu qual o mês que pretende fazer o intensivo, convém fazer o teste no mês anterior.
Os novos alunos têm de realizar um pequeno teste de aferição de conhecimentos na plataforma Zoom por um dos nossos professores (sensivelmente 10 minutos; teste gratuito e não vinculativo; sujeito a marcação).
Ao tomarmos seu nível de conhecimento, já podemos verificar as opções de horários existentes ou tomar nota das suas possibilidades.
Se já é nosso aluno, deve indicar-nos qual ou quais os módulos do intensivo que pretende e quais as possibilidades de horários que pode fazer.
Abertura de turmas: alertamos que são necessários 3 (três) alunos (mínimo) para abertura de turma em qualquer horário.
3. Em que meses posso frequentar um curso intensivo?
Os cursos intensivos decorrem nos meses de Julho, Agosto e Setembro.
4. Como funcionam os cursos intensivos?
Nos 3 meses de Verão os cursos são mensais. Os alunos devem informar-nos qual/quais os horários que têm disponibilidade dentro das hipóteses que normalmente funcionam as nossas turmas (ver ponto nº 6) ou, se têm alguma sugestão que gostassem de apresentar. Deste modo:
Opção | Duração Aula | Carga HoráriaSemanal | Duração Curso | Duração Módulo |
2:00/aula | 3 dias, 3ª, 4ª e 5ª feira | 4 semanas | 20 horas |
5. Qual é o calendário dos cursos intensivos?
Estas são as datas para os cursos intensivos:
Opção |
Julho |
Agosto |
Setembro |
|
Módulo: de 8 a 29 |
Módulo: de 6 a 27 |
Módulo: de 9 a 30 |
6. Que horários estão disponíveis?
A abertura de horários depende da preferência manifestada pelos alunos. No entanto, tentamos abrir turmas nos horários considerados ‘populares’, ou seja…
- De manhã, habitualmente a partir das 10h30 ou 11h00
- À hora do almoço, habitualmente a partir das 12h30 ou 13h00
- Pós-laboral 1, habitualmente a partir das 17h00 OU
- Pós-laboral 2, habitualmente a partir das 18h30 ou 19h00
No entanto, pode sempre apresentar-nos outras sugestões de horários. Podemos abrir turma em qualquer horário com um mínimo de 3 (três) alunos inscritos.
7. Qual é a média de alunos por turma?
As turmas de Verão são geralmente pequenas (média de 4/5 alunos) sendo, portanto, uma excelente oportunidade para praticar e aperfeiçoar o seu inglês.
8. Como estão estruturados os cursos de Verão?
- Por Categoria: de acordo com o seu nível de conhecimentos, integrará uma turma dentro de uma das categorias do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.
- Conteúdo das aulas: as aulas terão a sua ênfase na prática oral, tendo por suporte tópicos, textos, exercícios de comunicação e vídeos que tratam de temas atuais;
- Gramática: sempre que tiver ‘direito de antena’ o seu professor tem a oportunidade para corrigir quaisquer erros que cometer durante o seu discurso e ajudá-lo a formar as frases gramaticalmente corretas. O professor poderá, também, providenciar pequenos esclarecimentos gramaticais sobre tempos verbais e outros problemas gramaticais comuns aos elementos do grupo;
- Avaliação de necessidades: o professor falará com a turma para saber das necessidades e dificuldades dos elementos do grupo, tendo em vista a otimização da ajuda prestada em áreas mais específicas (ex: elaboração de e- mails, falar ao telefone, compreensão auditiva).
9. Tenho de fazer trabalhos de casa?
Sabemos que não deve ter muito tempo disponível para fazer trabalhos de casa, mas o professor irá dar-lhe periodicamente alguns exercícios para fazer em casa e reforçar a matéria que aprendeu na aula. Tente fazer todos os trabalhos de casa que possa, especialmente durante o fim-de-semana.
10. Como é feita a minha avaliação?
A avaliação tem por base a fluência e a correção demonstradas durante as suas intervenções nas aulas. O seu professor atribui-lhe uma nota pela sua participação oral em cada aula (escala de 1 a 5). Sensivelmente a meio do curso, serão feitas as conferências individuais intercalares, onde o seu professor irá coloca-lo ao corrente dos progressos registados até ao momento e em que áreas devem melhorar. O seu professor também poderá fazer pequenos testes escritos sobre a matéria dada na aula (especialmente gramática), embora a nota oral seja a mais importante para o processo de avaliação da ASL.
11. Posso passar de nível se fizer um curso intensivo?
Alunos novos: quando fazem o teste de aferição de conhecimentos na ASL, é-lhes atribuído um nível de acordo com o nosso sistema de ensino (A1.0 ao C2). Os nossos níveis estão distribuídos pelas 6 categorias do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Os cursos intensivos são excelentes para aumentar a vossa fluência. No entanto, participar apenas num curso, geralmente, não é o suficiente para passar de nível no final do módulo que frequentou. No final do módulo, o professor terá uma nova conferência individual, durante a qual será informado/a para que nível de inglês está apto.
Antigos alunos: tendo em conta o seu nível de inglês atual, nos cursos de Verão será colocado numa turma da sua categoria de níveis de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Os cursos intensivos são excelentes para aumentar vossa fluência. No entanto, participar apenas num curso pode não ser o suficiente para passar de nível no final do módulo que frequentou. No final do módulo, o professor terá nova conferência individual, durante a qual será informado/a para que nível de inglês está apto.
12. E se fizer 2 cursos intensivos – posso passar de nível?
Participar em dois cursos é, por norma, suficiente para transitar de nível. No entanto, o professor tem sempre a palavra final e a sua decisão deverá basear-se nos progressos registados pelo aluno.
13. E, se eu não ficar satisfeito com a avaliação feita a meio do curso ou com o formato das aulas estando já inscrito?
Por favor, fale com os serviços administrativos caso esteja insatisfeito com algum pormenor. Não ‘desapareça’ das aulas sem falar connosco – com boa vontade arranja-se sempre uma solução!
As nossas online síncronas têm sido muito populares e os nossos professores são excelentes profissionais! Alguma situação que não esteja a corresponder às suas expectativas pode ser falada nos serviços administrativos e facilmente ultrapassada – só não arranjamos solução se não soubermos atempadamente 😊
14. Quando é que devo comunicar à ASL o meu interesse em participar nos cursos intensivos?
Quanto mais rápido, melhor. Desta forma, podemos começar a organizar as turmas de acordo com as preferências de horários dos alunos.
15. Quanto custa cada curso intensivo?
Cada intensivo de 20 horas custa 270€. Não há taxa de inscrição.
Não há taxa de inscrição nem outros custos adicionais. Preço único – descontos não são acumuláveis. Os descontos de protocolo têm de ser informados antes do ato de pagamento (lista de protocolos disponível neste website; para saber os valores praticados no ano letivo a decorrer deve fazer o pedido da tabela por email para secretaria.asl@mail.telepac.pt, indicando a entidade. os valores de protocolo praticados são idênticos para todas as instituições).